Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Rotina de estudos: conheça as 6 melhores técnicas

19 de outubro de 2021

Tags

  • Ensino Médio
  • rotina de estudos
  • técnica estudo

O Ensino Médio costuma ser um período desafiador para os jovens brasileiros, pois é nessa fase que começam as preparações para os vestibulares com rotina de estudos, já que os estudantes sentem a pressão de focar ainda mais nos conteúdos para alcançarem um bom desempenho e conquistar uma vaga na universidade.

Além do período que passam no colégio, o ideal é que os jovens também reservem um tempo para estudar em casa. Assim, é importante que o estudante conheça algumas técnicas de estudo que podem ser uma alternativa para o aprendizado fora do ambiente escolar e esteja mais próximo do seu sonho de forma estratégica, otimizando o tempo e assimilando melhor os temas de cada disciplina.

Dentre as muitas possibilidades metodológicas existentes, cada pessoa deve escolher a opção que atenda melhor às suas necessidades. Acompanhe a leitura para aprender quais são as principais técnicas e crie novos caminhos de estudos!

Rotina de Estudos no Ensino Médio

Rotina de estudos: qual a importância de contar com uma?

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de estruturar um plano de estudos, seja ele uma rotina de estudos Enem ou uma rotina de estudos medicina, saiba que contar com esse planejamento e disciplina podem trazer inúmeros benefícios.

Dentre eles, podemos citar o aumento da produtividade e desempenho, já que é possível ver com clareza o que precisa ser estudado e qual o prazo para isso, além da melhora em manter o foco por mais tempo e também um melhor planejamento do tempo livre e de descanso, igualmente necessários.

Porém, vale lembrar sempre que cada pessoa tem suas individualidades e objetivos. Portanto, buscar por uma rotina de estudos pronta pode acabar trazendo mais frustação do que vantagens. A dica é montar um cronograma semanal ou diário próprio e adaptá-lo com as abordagens que mais combinam com você e sua rotina.

Por outro lado, existem sim algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Por isso, separamos algumas técnicas para você conhecer e ver aquela que faz mais sentido para você, seja para uma rotina de estudos online ou presencial.

Confira!

Rotina de estudos: confira as 6 técnicas mais utilizadas

1 – Estudo intercalado

O estudo intercalado é uma metodologia baseada na alternância entre conteúdos variados. Na prática, o estudante deve intercalar tópicos diferentes em uma mesma sessão de estudos, tornando assim o aprendizado mais dinâmico.

É possível alternar entre diferentes disciplinas, ou mesmo entre temas de uma mesma matéria.

Essa técnica costuma se mostrar bastante eficaz para os vestibulandos, especialmente quando estão estudando conteúdos que exigem raciocínio lógico, como Física e Matemática. Com o estudo intercalado, essa tarefa fica menos cansativa.

Além disso, é uma boa forma de desenvolver um olhar voltado para a interdisciplinaridade, ou seja, expandir a capacidade do estudante de conectar duas ou mais áreas do conhecimento distintas, uma habilidade requerida na maior parte dos vestibulares atualmente. Por exemplo: um determinado tema que foi discutido e interpretado diferentes áreas.

2 – Estudo mnemônico

Embora o nome dessa técnica possa soar complicado à primeira vista, trata-se basicamente de um método de estudos voltado para a memorização (mnemônico quer dizer “relativo à memória”).

O estudo mnemônico é bastante útil para lembrar de fórmulas e memorizar conceitos específicos, já que se baseia na associação de palavras-chave com os conteúdos.

Vamos dar um exemplo para que você entenda melhor como a técnica funciona: imagine a fórmula de Física utilizada em calorimetria para medir a transferência de calor entre dois corpos, relacionada à mudança de estado físico de pelo menos um dos corpos: (Q = m . L).

Em que: Q = Quantidade de Calor, m = Massa e L = Calor Latente de mudança de estado físico. “Nesse caso, é possível memorizar a fórmula usando as letras da fórmula para formar frases, como: “Que MoLeza” ou “Quem Matou Lineu?”

Também é possível utilizar o estudo mnemônico em outras disciplinas. Um exemplo no campo da Biologia: as bases nitrogenadas que compõem o DNA dos seres vivos são: adenina, timina, guanina e citosina. Para decorá-las na hora da prova, você pode se lembrar dos artistas: “Agnaldo Timóteo e Gal Costa”.

3 – Mapas mentais

Outra metodologia bastante utilizada por jovens do ensino médio para estudar em casa é a elaboração de mapas mentais. Esta é uma forma eficiente para revisar e memorizar as ideias-chave de um determinado conteúdo.

Na prática, a técnica consiste na criação de um diagrama utilizando palavras, flechas e ícones visuais, com o objetivo de estruturar ideias e tornar a visualização mais clara e lógica. Também é uma vantagem dessa técnica a facilidade em realizar interconexões e associações sistêmicas.

Na hora de elaborar um mapa mental, o estudante deve usar a criatividade para deixar o resumo mais dinâmico e visual, apostando no uso de cores e formas diferentes, que chamem a atenção.

O mapa mental é um método especialmente recomendado para os jovens que dispõem de uma boa memória visual, já que o diagrama ajuda a fixar os conteúdos dessa forma.

No entanto, vale ressaltar que a técnica funciona apenas como forma de fixação de tópicos já estudados. Ou seja, é preciso que o estudante já tenha dedicado um tempo de estudo sobre o assunto e entendido os contextos, usando o mapa mental apenas como apoio para memorizar as ideias centrais de cada conteúdo.

4 – Resumos

O resumo é uma das técnicas alternativas de estudos mais conhecidas entre os jovens nas rotinas de estudo. Trata-se de uma forma de condensar as informações de uma matéria em um texto mais enxuto e fácil de ser relido.

Ao optar por esse método, o estudante deve escrever o resumo dos tópicos estudados usando suas próprias palavras. Dessa forma, exercita a capacidade de síntese dos temas aprendidos em sala de aula.

O estudante deve ficar atento para extrair, de forma objetiva, os elementos mais essenciais de cada conteúdo, evitando colocar no resumo as suas opiniões ou comentários sobre o que está sendo abordado.

Além de ser um material valioso para releitura, o resumo ajuda a fixar os conceitos também enquanto está sendo produzido, já que o estudante vai precisar se concentrar no conteúdo para elaborar o texto.

5 – Flashcards

Os flashcards também são uma boa ferramenta de revisão e memorização. Essa técnica consiste na elaboração de pequenos cartões (os flashcards) com pontos-chave dos conteúdos estudados. Em geral, isso é feito por meio de um sistema de perguntas e respostas sobre cada tema abordado.

Para montar os flashcards, o estudante pode utilizar pedaços de cartolina ou fichas pautadas. Em cada lado do papel, deve escrever uma pergunta sobre determinado assunto e sua resposta. Outra possibilidade é escrever uma palavra-chave e, abaixo, uma breve explicação sobre o tema.

6 – Autoexplicação

Optar pela técnica da autoexplicação é uma boa maneira de fixar conteúdos mais abstratos, que demandam do estudante uma capacidade um pouco maior de entendimento de contextos.

Como o próprio nome já dá a entender, na autoexplicação o estudante deve primeiramente ler o material sobre o tema, para, em seguida, tentar explicar o conteúdo com as suas próprias palavras. Isso pode ser feito em frente ao espelho, diante de algum familiar ou amigo, ou até mesmo sem nenhum recurso, apenas explicando o tópico para si próprio em voz alta.

Essa estratégia é ainda mais eficaz quando feita junto ao estudo, logo após a leitura, enquanto o conteúdo ainda está recente na memória. A autoexplicação ajuda o estudante a compreender integralmente a matéria, e não apenas a decorar.

Pronto! Agora você já conhece quais são as principais técnicas para jovens do ensino médio estudarem em casa de forma estratégica. Além de buscar o método que mais se adapta às próprias necessidades e preferências, é essencial que o estudante tenha disciplina para que as técnicas de estudo tragam bons resultados na hora da prova.

Ah! E não se esqueça de fazer pausas a cada 1h de estudo (para esticar as pernas, ir ao banheiro e comer um lanche) e manter uma garrafinha de água próxima a você.

Bons estudos!

E se você quer conferir mais dicas para se sair bem nos vestibulares e conquistar a tão sonhada vaga na universidade, acesse o blog do Poliedro Colégio!

Leia também:

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter