Performance

Tecnologia na educação: como as ferramentas digitais são utilizadas nas escolas?

09 de fevereiro de 2022

• Aprendizado
  • gestão escolar

O uso de ferramentas tecnológicas, como computadores, celulares, tablets etc. já faz parte do nosso cotidiano. A inserção dessas ferramentas fez com que mudássemos hábitos e o modo como realizamos tarefas simples do dia a dia.

A tecnologia está presente em quase todas as nossas interações sociais, desde a comunicação até a forma como construímos o conhecimento. Quando você deseja saber sobre alguma coisa, já se acostumou a perguntar ao Google, não é mesmo? Ou utiliza a agenda do celular para não esquecer aquele compromisso importante.

Na medida em que o mundo avança, novos suportes são criados para acompanhar esse desenvolvimento. Às vezes, a velocidade das mudanças e o uso de novas ferramentas podem surpreender, mas é importante aprendermos a fazer bom uso desses instrumentos. Afinal, o principal objetivo dos avanços tecnológicos é nos dar autonomia e facilitar o que antes era de difícil execução.

A pandemia causada pelo novo coronavírus acelerou e intensificou a adesão de ferramentas que já existiam e foram, durante o isolamento, primordiais para que conseguíssemos trabalhar, praticar exercícios em casa e para que as crianças continuassem a ter atividades escolares.

A escola, como parte importante da formação social do sujeito, não pode ignorar o uso de tecnologias. Nesse sentido, temos o desafio de educar para a resolução das demandas que o tempo em que vivemos apresenta.

Sabemos que saber dosar a quantidade de exposição das crianças às telas é uma preocupação dos pais e dos responsáveis, por isso, esclarecemos, neste artigo, o que são tecnologias educacionais e como elas são utilizadas nas escolas. Além disso, você vai aprender quais são os benefícios e como balancear o uso desses recursos em casa.

O Poliedro Colégio investe em tecnologia para que o processo de ensino-aprendizagem seja cada vez mais interessante para o estudante e te ajudamos a fazer isso em casa também, pois entendemos que educar para o futuro exige responsabilidade.

E aí, ficou interessado pelo tema? Então, vem com a gente!

O que são tecnologias educacionais?

Em sala de aula, são aplicadas várias metodologias, isto é, são muitas as formas de ensinar um conteúdo. Todo método de ensino tem como objetivo promover o aprendizado e o desenvolvimento dos educandos. Nesse contexto, o uso de recursos tecnológicos vem facilitar o processo de ensino-aprendizagem a partir de práticas mais dinâmicas e inovadoras.

Quais são as tecnologias mais usadas em sala de aula?

Existe uma variedade de tecnologias que se popularizaram no ambiente escolar. Elas trazem dinamicidade ao ensino e permitem que o jovem seja protagonista na construção do conhecimento. A seguir, listamos algumas das principais ferramentas utilizadas nas escolas. Acompanhe a leitura!

1-      Plataformas de ensino on-line

Plataformas de ensino on-line, como o Teams, são bastante utilizadas no ambiente escolar. Elas permitem a organização prática das atividades de ensino e o acesso a aulas ministradas a distância. Além disso, a ferramenta permite que as aulas fiquem gravadas. Assim, o estudante pode acessar quando e de onde quiser. Essas plataformas já eram utilizadas na modalidade de ensino a distância e, hoje, são tendência no ensino híbrido 一 modalidade que mescla educação presencial e a distância.

2-      E-books

Os livros digitais também estão no topo da lista quando o assunto é tecnologia educacional. O e-book pode ser acessado por meio de diversos dispositivos, como kindles, tablets, celulares ou computadores. É prático, compacto e possui ótimo custo quando comparado ao livro impresso.

O formato promove dinamicidade, interatividade e amplia o acesso à leitura. É ótimo poder contar com a facilidade de ler em qualquer lugar, não é mesmo?

3-    Aplicativos

O uso de aplicativos facilita (e muito!) a rotina escolar. A tecnologia tem sido uma importante aliada no ensino. Pensando nisso, o Poliedro disponibiliza um aplicativo próprio, o P +.

O nosso aplicativo oferece diversas ferramentas que além de melhorar o cotidiano de alunos e professores, otimizam o processo de aprendizagem.

Por meio do P +, os alunos têm acesso às videoaulas, tarefas e recados, simulados, plano de estudos, ciclo avaliativo e ainda podem compartilhar arquivos e armazená-los em nuvem pela ferramenta HD virtual.

Conheça mais sobre as tecnologias usadas pelo Poliedro, aqui

4-      Arquivos digitais

É comum, hoje, que o acesso a conteúdos se dê por meio de uma variedade de mídias digitais, como plataformas de vídeos, blogs, apps e podcasts. Isso evidencia uma tendência das dinâmicas de comunicação atuais, que são cada vez mais rápidas e multifacetadas.

Inserir essas mídias em sala de aula faz com que a escola se aproxime do universo do estudante. Como resultado dessa interação, há o aumento do interesse pelas aulas e maior autonomia na execução das tarefas e no aprendizado. Ademais, aprender a manusear e se aproximar dessas tecnologias auxilia em uma tarefa primordial: educar os nossos jovens para o futuro.

Leia mais sobre essa e outras metodologias em: Sala de aula invertida.

Bem, vimos que o uso de tecnologias na educação traz potenciais benefícios, mas como ajudar o seu filho a fazer bom uso delas em casa? Separamos algumas dicas. Confira:

– saiba a quais conteúdos os seus filhos têm acesso;

– incentive o uso de aplicativos e jogos educativos, como os de ensino de idiomas;

– controle o uso de tecnologias em casa. Tente sempre estar por perto quando o seu filho(a) acessar as redes sociais e oriente-o a ter boas práticas nas redes, como: checar a veracidade de notícias antes de compartilhá-las; não conversar com perfis fakes e não fornecer dados pessoais.

Esperamos que você aproveite as dicas apresentadas neste artigo. Se você gostou da leitura, não deixe de nos acompanhar no nosso blog!