Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Volta às aulas: como se organizar para o segundo semestre

22 de agosto de 2023

Tags

  • segundo semestre
  • volta às aulas

Volta às aulas: como se organizar para o segundo semestre

Índice:

Dicas para a volta às aulas
1. Adapte sua rotina de sono
2. Revisão do objetivo semestral
3. Retome a amizade com o local de estudo
4. Organize seu cronograma semanal
5. Conversar sobre os desafios
No colégio Poliedro, a volta às aulas é assim…

 

Melhoras da saúde mental, fortalecimento dos laços familiares, incentivo a socialização e uma série de outros benefícios: não dá para dizer que as férias das crianças são apenas um descanso merecido.

Mas todo ciclo de descanso tem seu fim e o início do segundo semestre pode ser um desafio, uma vez que o organismo se acostumou com outra rotina. Trouxemos algumas dicas para vencer essa volta às aulas, que valem não só para o semestre vigente, mas para sempre que for necessário reorganizar a rotina de estudos.

 

Dicas para a volta às aulas 

1. Adapte sua rotina de sono

Uma das melhores coisas das férias (independentemente da idade) é não ter obrigação com o horário de acordar. E muitas vezes, na volta às aulas, a troca do dia pela noite pode acabar interferindo não só no horário de acordar, mas no rendimento e na concentração.

Por isso, essa deve ser a primeira atitude a ser considerada na retomada do segundo semestre: manter um bom horário de sono.

 

2. Revisão do objetivo semestral

Retome seus objetivos e relembre de onde você parou. Qual sua maior necessidade, aumentar seu rendimento, aprimorar seu currículo escolar ou passar no vestibular? Cada objetivo conta com uma imersão específica como a melhoria do cronograma de estudos, a imersão em atividades extracurriculares ou intensivos preparatórios. O importante é entender qual a sua rota com o início do segundo semestre.

 

3. Retome a amizade com o local de estudo

Já mencionamos inúmeras vezes a importância de um local adequado para os estudos, e sabemos, que durante as férias ele é um dos últimos lugares que a maioria dos jovens frequenta. Por isso, o segundo semestre pede que o estudante reate essa amizade com esse lugar, para voltar com mais disciplina e concentração ao próximo tópico.

 

4. Organize seu cronograma semanal

Uma vez que o estudante já se acostumou com os novos horários, reatou a amizade com seu local de estudo e já tem em mente seus objetivos do semestre, é importante organizar um cronograma eficiente para alcançar o que pretende e mergulhar em todas as disciplinas com a mesma intensidade. E essa retomada do segundo semestre não significa que a organização seja 100% dedicada aos estudos: vale dividir a semana entre os estudos escolares, cursos extras e claro, momentos de lazer.

 

5. Conversar sobre os desafios

A relação aluno, família e escola deve ser um livro aberto. E para isso, nada melhor do que manter um canal de comunicação aberto entre todos, colocando as dificuldades e necessidades de cada jovem sempre como um ponto de atenção, por mínimo que possa parecer. O apoio dessa rede é fundamental não só para um segundo semestre saudável.

 

No colégio Poliedro, a volta às aulas é assim…

… além de estimular que os alunos desenvolvam as melhores técnicas de aprendizado, também acolhemos e construímos histórias com cada um deles e suas famílias. E o primeiro semestre letivo do colégio foi marcado por muita coisa boa que faz parte dessa trajetória.

Na Unidade São José dos Campos, foi inaugurado o Ensino Fundamental — Anos Iniciais, no Estudo do Meio, os alunos puderam vivenciar uma experiência em Cananeia, os alunos projetaram e lançaram foguetes na Olimpíada Experimental MOBFOG e muitas outras memórias transformadas em aprendizado.

Confira nas nossas redes sociais tudo de mais legal que aconteceu no primeiro semestre e prepare-se para um segundo semestre cheio de conhecimento.

 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter